Lucas Ribeiro28 de junho de 2022

Onde os sites ficam armazenados?

Você já deve ter se perguntado alguma vez: onde os sites ficam armazenados?

Essa dúvida é muito comum e importante, então não se preocupe,iremos esclarecê-la agora:

Uma casa para cada site

Primeiramente, todos os sites do planeta precisam de algum lugar para "morar", ou melhor, se hospedar. Essas "casas" onde eles ficam guardados chamam-se servidores (servers). Provavelmente você já deve ter ouvido e lido essa palavra várias vezes na sua vida digital.

Servidores

Os servidores são inúmeros computadores, iguais ao seu, porém altamente sofisticados e potentes, que armazenam os dados dos sites.

IPs e DNS

Toda máquina que se conecta na internet é identificada por um endereço de IP, ou seja, até você tem um IP próprio.Os IPs são vários números particulares que a rede usa como um caminho para conectá-lo ao website de destino. Contudo, quando alguém acessa o instagram, por exemplo, essa pessoa não digita o número do IP, mas sim o domínio (www.instagram.com), e é redirecionada para o instagram. Isso ocorre devido ao servidor DNS.O DNS é o que faz a ligação entre os números de um IP e o domínio do site. Ele funciona como uma "lista telefônica" da internet de forma que, quando você digita um dominio web, seu computador questiona primeiramente o servidor DNS e espera um retorno (o IP). Após esse retorno você já tem o passe livre para acessar os servidores de destino.

URLs

Para facilitar a navegação dentro das pastas desse tal servidor, são utilizadas as urls. Com as URLs, as páginas podem ser acessadas por meio de um endereço de fácil memorização. Logo, todos os elementos que compõem uma URL seguem um padrão uniforme, por meio do qual é possível identificar suas diferentes partes, como o protocolo, o domínio e os subdiretórios. Exemplo de URL: www.facebook.com/profiles/

O que acha de finalmente tirar o seu projeto do papel?

Faça seu orçamento